Neste tópico estudaremos uma passagem bastante conhecida no meio evangélico. A Passagem do jovem Rico.
----------------------------------------------------------------------------------
O amor ao Dinheiro é a raiz de todos os males... |
Evangelho Marcos (Cap. 10.17-24)
17. Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
18. Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus.
19. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe.
20. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
21. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
22. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.
23. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24. E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
Quando estudo está passagem, me costumo perguntar como seria o evangelho se aquele jovem seguisse Jesus?
O texto demostra que aquele jovem era um grande admirador de Jesus Cristo, apesar do jovem ainda não ter conhecido como filho de Deus, aquele jovem corre até Jesus Cristo e se ajoelha, um ato inadmissível a um judeu, e o chama de bom, que para o judeu também é um ato de blasfêmia, e faz uma pergunta a Jesus dizendo? – Bom mestre que tenho que fazer para herdar a vida eterna? O texto nos relata que Jesus o pergunta – Conheces os mandamentos?. Esses mandamentos foram criadas por Deus e entregue por intermédio de Moisés, após Deus retirar o povo de Israel da terra do Egito aproximadamente 1500 A.C, Esses Mandamentos foram ao longo dos séculos, adquirindo mais leis e essas leis eram pesadas de mais para o povo.
O Jovem responde a Jesus Cristo, que guardava os mandamentos desde sua juventude. O Texto demostra que aquele jovem possuía um grande temor as Leis de Deus. E isto faz Jesus ficar admirado com aquele jovem, e Jesus o amou, e Jesus conhecendo todas as coisas, disse: Então vai vende tudo o que tens dá aos pobres e segue-me!. Então o texto nos revela que aquele jovem se entristeceu, e ficou pesaroso e saiu.
Amado leitor costumo imaginar, aquele jovem tinha tudo pra ser um dos maiores discípulos de Jesus Cristo, Ele poderia ser como o apostolo Pedro ou Paulo, mais o amor e confiança nas suas riquezas o levaram a perdição, e ele ficou registrado nas Santas Escrituras como o Jovem imprudente.
Infelizmente hoje vivemos deste modo. Quantos “Jovens imprudentes” nós temos dentro das nossas Igrejas? Não digo só “jovens, mais adolescentes, adultos, homens, mulheres, obreiros (a), pastores (a) e etc...”.
Quando o Senhor Jesus manda aquele jovem vender suas propriedades e ajudar aos pobres, Jesus não o ordenou apenas para testar a sua fé! Jesus percebeu que aquele jovem amava a Deus e suas leis, porém seu amor às riquezas (dinheiro) era superior a todas os Mandamentos de Deus.
·DEUTERONÔMIO (cap. 6.5)
5. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Este foi o primeiro Mandamento criado por Deus, e seguindo a tradição Judaica e a Cristã é o mais importante. Hoje em dia com o nosso cotidiano agitado, trabalho, faculdade, família, costumo me perguntar até que ponto somos fieis a este Mandamento? Será que Amamos mesmo a Deus sobre todas as coisas, ou falamos somente da boca para fora?
Quanto o texto nos ensina como verdadeiramente amar a Deus:
De todo coração = De toda Razão \ não é emoção.
De toda tua alma = Psique \ mente \ pensamento \ entendimento.
E de toda sua força = Vontade \ Confiança \ Certeza.
E infelizmente muitas pessoas nos dias atuais, estão se deixando levar pela confiança nas riquezas, e sem perceber acabam colocando o PRIMEIRO MANDAMENTO em ÚLTIMO lugar em suas vidas, e acabam sendo como aquele “Jovem imprudente”.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Que o amor de Deus Pai, a Graça do Senhor Jesus Cristo e a consolações do Espirito Santo Sejam com todos no Nome de JESUS CRISTO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário