Neste tópico estudaremos uma passagem muito conhecida no meio dos Cristões, porem iremos destacar alguns fatos que o texto nos disponibiliza para uma melhor compreensão do texto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Abra sua bíblia no livro de 2 Reis cap 5 - (Todo o Capitulo)
Naamã era um homem valente, um herói em batalha era um comandante no exercito do rei da Síria, respeitado por seu rei, e honrado pelo seu povo, pois por meio dele o Senhor Deus deu vitória à Síria, Israel e Síria duas grandes nações constantemente entravam em conflitos, neste episódio o comandante da Síria Naamã, conquistou uma pequena batalha contra as tribos do norte de Israel, levando alguma pessoas presas para serem escravizada, com isto o comandante Naamã leva para sua casa uma menina israelita, como escrava, para servir sua esposa, pouco depois desse período de guerra Naamã contraiu uma doença rara a lepra.
Um jovem de 25 anos portador da lepra |
Quando aquela menina israelita soube da enfermidade de Naamã, disse que se ele encontrasse o profeta de Deus em Samaria (uma pequena Cidade perto de Jerusalém) ele o curaria.
Naamã movido de desejo pela cura, foi encontrar com seu rei (rei da Síria) para pedir uma autorização para poder ir em Israel, o Rei escrevendo uma carta enviou por um mensageiro. e disse pode ir leva contigo trezentos quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro e dez mudas de roupas finas.
Quando o rei de Israel recebeu a carta logo ficou indignado pois estava escrito:
- Junto com esta carta estou enviando meu servo Naamã para que cures de lepra.
O rei rasgou suas vestes (ato de indignação) e disse: Por acaso sou eu Deus, para que conceda a vida ou a morte de alguém? vejam como o rei da Síria procura modo para se desentender comigo!
Mas quando Eliseu um profeta de Deus soube que o rei havia rasgado as roupas, mandou uma mensagem para o rei:
-Porque rasgaste tuas roupas, mande este homem para mim! e ele saberá que existe profeta em Israel.
Então Naamã foi para casa do profeta com seus cavalos e carruagem e parou em frente a porta da casa,
então o profeta Eliseu sabendo que Naamã estava na porta de sua casa, envio uma pessoa para falar com Naamâ dizendo-lhe:
- Vá! e lava-se sete vezes no rio Jordão, e você será restaurado e sua pele ficara purificada!
Naamã ficou constrangido e indignado, ele esperava que o profeta ira sair de sua casa iria invocar o nome de Deus passaria a mão sobre a ferida e ficaria curado. Indignado respondeu: Não são melhor os rios de Abana e Fartar, em Damasco, melhores que toda as águas de Israel? Será que eu não poderia me lavar em um desses rios? e saiu dali furioso. Mais um dos seus servos que estavam com Naamã disse: "Meu pai se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil o senhor não faria? mais ele disse que se lave e serás purificado!
Naamã era um homem orgulhoso e esperava um tratamento real, ele queria se banhar em grande rios, mais o profeta ordenara ele a se banhar num rio Jordão um rio de pequeno porte, com aguas barrenta.
Então eles desseram para o Rio Jordão, e ali mergulhou sete vezes conforme a palavra do homem de Deus, e a sua pele parecia como de um jovem e ficou purificado.
Então Naamã e seus servos voltaram para casa do homem de Deus e se pôs frente a frente ao profeta Eliseu e disse:
- Agora sei que não existe Deus em nenhum outro lugar senão em Israel.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pontos que merecem destaque:
- Deus abate os orgulhosos - Provérbios 29.23
- A fé de Naamã- Embora Naamã fosse da Síria ele creu que seria curado por Deus em Israel.-Hebreus 11.6
- A Gratidão de Naamã - Se acompanharmos mais o texto veremos que Naamã levou ofertas para Deus, antes dele mesmo ser curado, porém o profeta de Deus recusou a oferta de Naamã., mais para Deus não se trata de valor e sim do ato de um coração puro. - 1Tessalonicenses 5.18
23. E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram
Que a graça e as doze consolações do Espirito Santo sejam com todos!